MEU PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Naquela época eu cursava o ginasial. E tinha como professor de português um homem solteiro. E meus colegas pintavam e bordavam com o nome dele. Apelidavam-no de tudo o quanto há. E para se livrarem do castigo estudavam bastante. E acabavam tirando boas notas. O que abria precedentes para os alunos que viriam depois. Até que o professor num ano reprovou toda sua turma. E nem os pais dos alunos vieram até ele, para tirar satisfação, não vieram. E os pais daqueles alunos daquele ano ficaram famosos como homens incultos. Como isso se deu. eu não sei. Por vários motivos aquele professor já fora convidado por algumas editoras para escrever um livro. Até que ele aceitou um daqueles convites. E o livro que ele escreveu foi bem divulgado na minha terra natal. Que era onde ele dava aulas. Com isso o nome do professor cresceu em honra e fama. Elogios de outros professores vieram sobre ele.

Aquela turma que ele reprovou teve enfim que colocar diante do professor, os pais dos alunos reprovados. E lá foram os pais. E o professor, vendo os pais dos alunos, que vieram em quantidade, fez uma coisa original. Mandou que aqueles pais se sentassem nas carteiras dos alunos na sala de aula. Os pais  obedeceram. E o professor, simplesmente, perguntou:

- Vocês, pais suportam seus filhos insubordinados?

Os pais se entreolharam. E um deles disse:

- Está nos comunicando agora que nossos filhos o eram?

- Sim, eu não reclamei diretamente. Mas a diretoria do colégio o fez a vocês todos.

Os pais pediram desculpas e se foram. O professor que era solteiro, estava de casamento marcado com sua noiva. E de fato se casou. E a cidade toda comentou. Porque diziam dele que ele nunca se casaria. As más línguas rondam as pessoas mas em todas as partes. Mas nunca se soube se foi por isso que os alunos pintaram e bordaram até serem reprovados.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMAR AMANDO EU ESCREVO

MERAMENTE ESCREVENDO

TENTANDO O AUTORETRATO