VIVER A VIDA
Há homens que dizem:
" - Em qualquer lugar do mundo escreverei."
E escrevem mesmo, mas não como quer crescer na vida. Escrevem enquanto vivem. E alguns dizem que é muito bom viver a vida. Com todas as dores, todos os risos, todas as orações que dirigem a Deus. E são estes homens, os que sofrem as dores que a vida lhes impõe que nos deixam os melhores legados. Não que descrevam as suas misérias e os seus pecados. Mas sim que nos indicam caminhos menos tortuosos do que os caminhos que nos crucificariam.
Houve um escritor que nos legou a frase:
"Quem passou pela vida e não sofreu, passou pela vida e não viveu." Os que leem esta frase e acham-na bonita sem entender o seu profundo significado, estão mais uma vez massacrando o coração dos homens que sofrem e não podem nos legar nenhum escrito, quiçá mais belo.
Agora, eu conheci um homem que leu a frase acima e me falou:
- Vou me tornar médico.
E como médico se dedicou intensamente a minimizar o sofrimento de pacientes em estado ruim de saúde. Claro que deficiências de saúde significam sofrimento.
Agora imaginem o sofrimento daquele homem que é sábio, mas que vítima de algum modo da sociedade não pode frequentar uma escola. E, portanto, não pode nos comunicar nenhuma de suas experiências de vida, como ele sofre. Então eu estudei e levei bastante tempo meditando sobre o que é sofrimento. E sofrimento eu não sei definir. Mas digo eu sofri e acredito até que eu soube sofrer. Mas rezei e inclui meu sofrimento nas minhas meditações e posso dizer que vale a pena viver.
Comentários
Postar um comentário