EXISTE SIM, LITERATURA POPULAR
Um ser humano que se dispõe a ser escritor deve conhecer a sua língua pátria. E deve também conhecer alguns segredos da arte literária. Estas duas coisas são óbvias. Mas eu as repito aqui. Sem saber muito bem porque. Segredos da sua arte todo escritor sabe os seus, os truques da sua arte o novo escritor talvez invente os seus. E julgo que estes dois tipos de conhecimentos acabam caindo no terreno das coisas pessoais. E digo isto não assim gratuitamente, uma vez ouvi numa roda literária alguém dizer:
- Todo escritor tem os seus segredos.
E na sala da aulas, numa aula de Literatura, o professor disse:
- O literato tem os seus segredos - ele disse, sem explicar bem porque dizia.
Mas estou eu aqui falando dos segredos do escritor, sem elucidá-los. Claro, é só para despertar aqueles que pensam que o escritor anda fácil pelo que escreve. Mas, com isso, não quero valorizar nada. Isto dito, sigamos em frente.
Saiu no jornal que literatos e filósofos concordaram numa coisa. O poder de cura de certos livros, escritos pela mão humana mesma. Um deles é a Bíblia, e me lembrei que quando fiz Filosofia, a mestra nos disse que a Bíblia é o nosso livro número um.
Pois é, vejam quantas riquezas contém o assunto Literatura. E eu só citei dois tipos de enriquecimento que alcançamos quanto nos imiscuimos em Literatura. E chego ao ponto de dizer que Literatura é feita com ciência. Homens da camada popular eu já ouvi eles falarem que certas coisas são feitas com ciência, ou ciência, ou seja, com cuidado e precisão, para não saírem feitas de qualquer maneira. A Ciência e a ciência. Quem disse que as camadas populares desprezam a ciência?
Comentários
Postar um comentário