UM POETA
Estava eu mergulhado na leitura de meus poetas. E me surgiu sob os olhos a poesia de Cruz e Souza. Era ele um poeta que eu tinha nas minhas estantes. E que há muito tempo eu não lia. Comecei por um estudo de passagens biográficas dele. Sugere o autor do estudo que o poeta teve educação fidalga. E eu imagino que ele tinha o dom da poesia. Somadas a educação ao dom nos ficaram suas poesias. E, antecipo, merecia sua poesia nos dias de hoje um lugar melhor do que têm. Pouco se fala dele, eis a questão.
Então mergulhei na poesia que ele escreveu. MISSAIS e BROQUÉIS, só para mencionar um ou dois livros dele. E é ele realmente um dos nossos grandes poetas.
Fala-se muito hoje dos escritos dos negros. Mas, digo a favor do meu Cruz e Souza que ele já foi lido e estudado por grandes mestres. E que só uma vez eu o vi ser mencionado como um poeta dos negros. E como sofreu o Cruz e Souza. E como superou o sofrimento.
E ele teve forças espirituais para ser poeta. E ei-lo hoje no século XXI sob os meus olhos. E acredito que ele tenha ainda hoje muito mais leitores do que somente eu. E sua poesia é mesmo um testemunho.
E digo: Leiam o poeta Cruz e Souza, e se enebriem com o que há de belo na poesia brasileira.
Comentários
Postar um comentário