SOBREVIVER

Durante grande parte de minha vida me preocupei em saber porque diziam que um escritor sobreviveu. E de repente descobri alguém dizendo que o escritor tal tinha sido esquecido. São casos recorrentes em nossa história da literatura. Os escritores verdadeiros, conclui  eu, não se preocupam nem com o ouro nem com a sobrevivência material. Os escritores verdadeiros procuram arranjar um modo de sobreviver materialmente. E não deixam seus espíritos se corromper por questões alheias ao escrever. Claro, eles não escrevem 24 horas por dia. Escrevem, às vezes, nas horas vagas. E nem sempre deixam seus escritos em exibição pública. Quando o fazem é porque o produto de suas mãos, que são frutos de seu espírito, está em condição madura.

E muitos de nossos escritores não sobrevivem como escritores porque se deixam convencer pela frase:

- Literatura é coisa ingrata.

Não, literatura não é coisa ingrata. E eu já disse isto algures, quando o apelo é forte o literato surge independente da sua idade.

Quero com isso, festejar aqui a todos os escritores que estreiam. Tanto quanto àqueles escritores que fizeram valer em qualquer época, e que jazem nas prateleiras de nossas Bibliotecas. Até mais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMAR AMANDO EU ESCREVO

MERAMENTE ESCREVENDO

TENTANDO O AUTORETRATO